• INCENTIVOS
    SISTEMA INCENTIVOS i&D
    TAXA APOIO: 80%
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS CONTRATAÇÃO
    Contratação de Recursos
    Altamente Qualificados
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS
    TURISMO
    CANDIDATURAS ABERTAS

Todas as empresas com bons projetos de investimento passam a ter financiamento garantido no sistema de incentivos do Portugal 2020. Empresários podem contar com mais de três milhões de euros de fundos europeus por dia nos próximos 12 meses.

O Governo decidiu esta quarta-feira desencadear um “choque de investimento” e ordenou as autoridades que gerem o sistema de incentivos do Portugal 2020 a garantirem o financiamento de todas as candidaturas aprovadas com mérito igual ou superior a 3,5 em 5 (o equivalente a 14 valores em 20). Com esta mudança das regras, todos estes chamados bons projetos empresariais passam a ter o apoio garantido do Portugal 2020, terminando a luta pelos fundos europeus. Trata-se de uma medida inédita na história dos fundos europeus em Portugal já que os incentivos às empresas costumam distribuir-se ao longo de sete anos, os concursos costumam abrir com um teto orçamental à partida e as candidaturas costumam ser apoiadas por ordem decrescente de mérito até se esgotarem os milhões postos a concurso, mesmo que bons projetos fiquem de fora.

“Não temos cara para dizer aos empresários que têm bons projetos mas que só os podemos financiar daqui a uns anos... Venham bons projetos e nós garantimos desde já o seu financiamento”, justifica o secretário de Estado do desenvolvimento regional, Castro Almeida. “Deixámos de investir em tijolo para investir em miolo. Com este choque de investimento, queremos é que as empresas invistam para reforçar as exportações e o emprego”, explicou o secretário de Estado da inovação, investimento e competitividade, Pedro Gonçalves.

Ao que o Expresso apurou, a medida só se aplica para a frente e não tem efeitos retroativos. As empresas que já se candidataram a concursos ainda a decorrer ou por decidir vão ser abrangidas. Bons projetos que tenham ficado de fora de concursos entretanto já decididos e encerrados podem sempre voltar a concorrer à nova ronda de concursos para inovação produtiva, internacionalização, qualificação ou investigação e desenvolvimento (I&D) que se aproxima.

Convém notar que o chamado sistema de incentivos às empresas conta com um montante total indicativo de 3,8 mil milhões de euros para o ciclo 2014-2020. Até à data, já foram colocados a concurso 1,4 mil milhões de euros desses fundos europeus (36% do total). O Governo deu orientações para que, pelo menos, 70% destes fundos europeus (mais 34% do total) seja colocado a concurso até setembro de 2016. No mínimo, isto significa que as empresas vão poder contar com mais de 1,2 mil milhões de euros de fundos europeus para apoiar o investimento nos próximos 12 meses, um montante que supera os 100 milhões de euros por mês ou os 3 milhões de euros por dia.

Para o secretário de Estado Castro Almeida, trata-se de uma “medida de aceleração” que permite lançar concursos até setembro de 2016, aprovar projetos até ao início de 2017 e executar os investimentos nos anos seguintes e a tempo do encerramento do Portugal 2020. “É o contrário do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) que executou muito no final e pouco no início”, acrescenta o secretário de Estado, Pedro Gonçalves.

Subscreva a nossa newsletter

Deixe-nos o seu e-mail para que possamos enviar-lhe informação
sobre as nossas iniciativas e serviços que prestamos

Subscrever

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×