• INCENTIVOS
    SISTEMA INCENTIVOS i&D
    TAXA APOIO: 80%
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS CONTRATAÇÃO
    Contratação de Recursos
    Altamente Qualificados
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS
    TURISMO
    CANDIDATURAS ABERTAS

Já temos investimento público na ordem dos 100 milhões de euros, e temos já investimento privado na ordem dos 30 milhões de euros. Significa que as apostas que têm sido feitas são estruturantes e que o investimento privado tem acompanhado positivamente, excedendo as nossas expectativas, atendendo à diversidade e qualidade dos projetos que têm sido apresentados", afirmou José Maria Costa.

O autarca socialista, que falava hoje à agência Lusa à margem da conferência "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana", adiantou que a candidatura apresentada pelo município aos fundos do Portugal 2020 integra "intenções de investidores privados de 35 milhões de euros até 2020 e uma aposta municipal na regeneração do espaço público, na ordem dos 15 milhões de euros". Durante aquela conferência, promovida pela Câmara e pelo jornal Diário Económico, José Maria Costa anunciou o lançamento, em 2016, de um Prémio Municipal de Reabilitação Urbana, com a atribuição de um prémio e uma menção honrosa. "Atendendo à elevada qualidade dos projetos que têm aparecido em Viana do Castelo, no âmbito da reabilitação urbana, entendemos que devemos valorizar os bons projetos de arquitetura, engenharia, artes e ofícios tradicionais", explicou.

O vereador do Urbanismo, Luís Nobre, explicou que o parque edificado do centro histórico de Viana do Castelo é composto por cerca de 1.800 imóveis, sendo que "136 precisam de intervenção urgente". "Este número representa 7% do parque edificado do centro histórico. Comparando com outras cidades estamos bem, mas o ideal era não termos nenhum edifício nesta situação", afirmou, apontando que já foram reabilitados cerca de 200 imóveis.

Luís Nobre adiantou que em média, por ano, dão entrada nos serviços camarários cerca de 30 processos de reabilitação. "Se continuarmos com esta média nos próximos cinco, seis ou sete anos ficaremos com o parque edificado totalmente reabilitado", disse.

Já o responsável do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Luís Maria Gonçalves, sublinhou a necessidade dos investidores privados apostarem no programa Reabilitar para Arrendar, lançado no verão deste ano, com uma dotação de 50 milhões de euros. "As cidades precisam de mais fogos para arrendar. É fundamental que os privados participem nesta nova vaga que é reabilitação urbana e daí termos lançado este programa. É um programa essencialmente sob a forma de empréstimo mas destinados a qualquer entidade particular ou pública", explicou. Aquele responsável adiantou que da primeira 'tranche' de 50 milhões de euros disponibilizados para o Reabilitar para Arrendar, as candidaturas apresentadas até agora representam um financiamento de cerca de dez milhões de euros. "Já temos algumas garantias que, assim que essa verba se esgotar, conseguiremos ir buscar outro tanto", disse.

A Câmara de Viana do Castelo tem atualmente quatro Áreas de Reabilitação Urbana (ARU). O município atribui, desde 2011, incentivos fiscais que passam pela isenção de pagamento de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), por cinco anos, e de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT). Está também incluída a redução em 50% das taxas administrativas cobradas pela Câmara Municipal e uma redução de IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), de 23 para 6%, para estas operações, assim como o "acesso facilitado a financiamento", nacional ou comunitário, para as obras.

Fonte: Notícias ao Minuto

Subscreva a nossa newsletter

Deixe-nos o seu e-mail para que possamos enviar-lhe informação
sobre as nossas iniciativas e serviços que prestamos

Subscrever

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×