• INCENTIVOS
    SISTEMA INCENTIVOS i&D
    TAXA APOIO: 80%
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS CONTRATAÇÃO
    Contratação de Recursos
    Altamente Qualificados
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS
    TURISMO
    CANDIDATURAS ABERTAS

Lenta execução dos fundos comunitários também não ajuda rubrica do investimento.

“Neste momento, excluindo as decisões de investimento que são inadiáveis, todas as restantes estão suspensas”, diz Ana Paula Rafael, presidente executiva da Dielmar. “Há empresas estrangeiras que sei que vão suspender os seus investimentos, o que é compreensível”, conta Carlos Barbot, CEO da Tintas Barbot. Estes são apenas alguns dos testemunhos que o Económico reconheceu junto de vários empresários, de diferentes sectores, quando questionados se a indefinição do quadro político nacional os fazia adiar decisões de investimento.

“A Confederação do Turismo de Portugal tem conhecimento de que já se verificam adiamentos de investimentos no sector do Turismo devido ao momento de instabilidade política em que nos encontramos desde o dia 4 de Outubro”, acrescenta, por seu turno, Francisco Calheiros, presidente desta estrutura.

Este “esperar para ver” dos empresários apenas leva a antecipar que a rubrica do investimento, no quarto trimestre, tenha um desempenho igual ou inferior aos três meses anteriores. A formação bruta de capital fixo cresceu a ritmo inferior ao dos últimos trimestres, com a variação homóloga mais baixa em ano e meio (1,9%). A rubrica que mais castigou o investimento foi a de “outras máquinas e equipamento” que, depois de crescer quase 10%, registou uma contracção de 3,1% no terceiro trimestre.

Outro sinal de que o investimento não vai evoluir de forma muito significativa nos três últimos meses do ano são os fundos comunitários. O Portugal 2020, que chegou efectivamente ao terreno este ano, apenas pagou três milhões de euros em adiantamentos, ou seja, empresas que perante algum investimento já feito, pedem adiantamento de verbas, confirmou ao Económico o secretário de Estado cessante do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida. Este valor também é tão baixo porque, tal como o “Expresso”, avançou este fim-de-semana, mais de mil empresas ainda não podem reclamar os novos fundos, apesar de terem o projecto de investimento aprovado e contratualizado há vários meses, já que a plataforma informática do Portugal 2020 não deixa apresentar facturas.

Consciente da importância que os fundos comunitários têm para ajudar os empresários a tomar decisões de investimento – e a ajudar nas contas nacionais – o PS tem inscrito no seu programa de Governo a aceleração da execução dos fundos. “Será dinamizada e acelerada a execução dos fundos comunitários, garantindo o seu direccionamento para as empresas e explorando novas fontes de financiamento europeu para reforçar o financiamento à economia”, refere o documento entregue sexta-feira na Assembleia da República. “Adoptar as medidas específicas necessárias para operacionalização imediata dos instrumentos financeiros (capital, garantias e empréstimos) previstos no Portugal 2020, essencial para o financiamento do investimento empresarial” e “dinamizar o acesso aos fundos comunitários tornando mais transparente, acessível e compreensíveis as condições e casos em que os mesmos podem ser utilizados”, são duas das medidas específicas que o programa elenca.

Também alavancado nos fundos estará o investimento em reabilitação urbana, que o primeiro-ministro, António Costa, ainda ontem voltou a eleger como fundamental à margem da cimeira COP 21 em Paris. Uma das alternativas que poderá ajudar o sector da construção a braços com falta de actividade em Portugal.

Fonte: Económico

Subscreva a nossa newsletter

Deixe-nos o seu e-mail para que possamos enviar-lhe informação
sobre as nossas iniciativas e serviços que prestamos

Subscrever

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×