• INCENTIVOS
    SISTEMA INCENTIVOS i&D
    TAXA APOIO: 80%
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS CONTRATAÇÃO
    Contratação de Recursos
    Altamente Qualificados
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS
    TURISMO
    CANDIDATURAS ABERTAS

A linha de crédito de 50 milhões de euros, com taxas de juro bonificadas, para a reabilitação de prédios urbanos para arrendamento, será disponibilizada a partir de Julho, anunciou esta sexta-feira o ministro do Ambiente Ordenamento do Território, Jorge Moreira da Silva.

A formalização da linha de crédito, cujo acesso implica o arrendamento posterior do imóvel com rendas condicionadas (mais baixas), será formalizada com o Banco Europeu de Investimento (BEI) no dia 9 de Julho, adiantou o ministro, no final de uma conferência sobre as reformas em curso no sector imobiliário. O programa de financiamento do BEI, cuja formalização era aguardada há meses pelo sector da construção , já existe para candidaturas de municípios, sendo agora disponibilizada também a particulares que pretendam reabilitar os seus edifícios degradados.

De acordo as declarações do ministro, a linha de financiamento deverá contribuir para a concretização dos objectivos do Compromisso para o Crescimento Verde: "Portugal deve passar dos 10% de volume de negócios na reabilitação urbana para 17% em 2020 e [para] 23% em 2030", afirmou. No plano dos fundos europeus, o governante que tem a tutela da habitação precisou que estarão disponíveis mil milhões de euros de financiamento para a reabilitação urbana e eficiência energética.

"Cerca de 600 milhões de euros serão reembolsáveis e terão de ser utilizados para alavancar financiamento do BEI e da banca privada", afirmou aos jornalistas. Com os fundos comunitários, verbas do BEI e da banca de retalho, o volume total de dinheiro "poderá atingir mesmo três mil milhões de euros". Durante a sua intervenção na conferência, Moreira da Silva previu que os instrumentos financeiros ao abrigo dos fundos europeus estejam concluídos "até final de Julho", pelo que as contratualizações com a banca comercial e com o BEI deverão acontecer até ao fim do ano.

O ministro notou, porém, que não foi por "falta de financiamento e pelo custo desse financiamento" que o sector não teve maior crescimento em Portugal, justificando, por isso, as reformas legislativas cumpridas no ordenamento do território, na reabilitação urbana e no arrendamento urbano. O ministro relembrou que a reforma do arrendamento urbano ficou concluída com a aprovação, esta quinta-feira, do subsídio de renda para inquilinos com dificuldades financeiras, mas que haverá "mecanismos de aperfeiçoamento", nomeadamente com o seguro de renda. Ainda sobre o seguro de renda, que faz parte da Estratégia Nacional da Habitação, o governante referir que se trata de uma matéria que deve envolver essencialmente o sector privado, segurador. “O Estado fará a sua parte, regulamentando para criar condições de mais oferta", afirmou. Com Lusa

Fonte: Público

Subscreva a nossa newsletter

Deixe-nos o seu e-mail para que possamos enviar-lhe informação
sobre as nossas iniciativas e serviços que prestamos

Subscrever

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×