• INCENTIVOS
    SISTEMA INCENTIVOS i&D
    TAXA APOIO: 80%
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS CONTRATAÇÃO
    Contratação de Recursos
    Altamente Qualificados
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS
    TURISMO
    CANDIDATURAS ABERTAS

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou esta sexta-feira que está a ser feito “um estudo aprofundado” das câmaras que têm uma “atitude mais amiga” de apoio às empresas, de que é exemplo a de Viseu.

“O que vamos fazer não é um ranking”, mas “um guia de boas práticas” que destaque as autarquias “que estão mais à frente nesse processo”, explicou o ministro, durante o encerramento da conferência “Viseu Económico”, organizada pelo Conselho Empresarial da Região de Viseu, em parceria com o Jornal do Centro.

Manuel Caldeira Cabral saudou a “atitude diferente” que tem a Câmara de Viseu de, ao invés de receber os papéis dos empresários, “receber os empresários e fazer com eles os processos”.

Segundo o governante, ao longo do país estão identificadas práticas como o uso de instrumentos de incentivos fiscais, a criação de gabinetes do investidor ou a procura internacional de investidores.

“O que queremos fazer é identificar estas boas práticas e fazer uma troca de informação para que os autarcas que já estão a fazer A, B e C, mas não estão a fazer D, possam pensar ‘porque não?'”, frisou.

Outra intenção é que “a discussão pública ao nível de cada autarquia seja cada vez mais para exigir aos autarcas e ao Governo que façam mais pelas empresas”, acrescentou.

Em Viseu, onde existe um Gabinete do Investidor, tem sido aplicada uma política fiscal amiga de quem investe e emprega e tem havido um acompanhamento de proximidade aos empresários, explicou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

Desde que tomou posse, no âmbito do programa Viseu Invest foram assinados 20 contratos de investimento, frisou.

O antigo secretário de Estado da Economia fez votos para que o Portugal 2020 seja “um instrumento que ajude a consolidar estas políticas” e considerou que a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) “não pode persistir em canalizar todo o investimento para o litoral”.

“A AICEP está demasiado centralizada e não está a olhar para o território. E tem que olhar, porque é isso que pode marcar a diferença e fazer com que as pessoas regressem”, sublinhou.

O autarca contou que já nem convida a AICEP para a captação de investimento, justificando: “sou mais eficaz quando estou sozinho”.

Aludindo ao contrato assinado recentemente com a IBM para a instalação em Viseu de um centro de competências que cria 120 postos de trabalho, Almeida Henriques mostrou-se convencido de que o desfecho teria sido outro se a AICEP tivesse sido envolvida.

“Se eu tivesse dito à AICEP que estaria a negociar provavelmente não tinha vindo para Viseu, porque o mais natural era que alguém soubesse que isto estava a ser negociado e quando desse conta iria parar ao eixo tradicional de investimento”, acrescentou.

Manuel Caldeira Cabral disse que o Governo pretende que o IPAMEI e a AICEP “sejam instituições facilitadoras que cheguem a todas as empresas”.

“É preciso ter uma porta aberta junto dos empresários, onde os empresários possam entrar e essa porta pode estar e deve estar no terreno, pode estar e deve estar também na Internet”, considerou.

Fonte: Observador

Subscreva a nossa newsletter

Deixe-nos o seu e-mail para que possamos enviar-lhe informação
sobre as nossas iniciativas e serviços que prestamos

Subscrever

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×