• INCENTIVOS
    SISTEMA INCENTIVOS i&D
    TAXA APOIO: 80%
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS CONTRATAÇÃO
    Contratação de Recursos
    Altamente Qualificados
    CANDIDATURAS ABERTAS
  • INCENTIVOS
    TURISMO
    CANDIDATURAS ABERTAS

Os empréstimos bonificados para a reabilitação de prédios para arrendar estão a ter pouca procura. Motivo: os senhorios preferem ir para o alojamento turístico em vez do arrendamento habitacional, escreve o Público.

Desde o ano passado que o Estado disponibilizou uma linha de crédito bonificado para quem quiser reabilitar prédios para, de seguida os colocar no mercado de arrendamento. Contudo, um ano depois, nem 25% das verbas disponíveis foram usadas, porque os donos de imóveis preferem colocar as casas no alojamento local, destinado a turistas.

Segundo as estatísticas divulgadas esta quarta-feira pelo jornal Público, o Reabilitar para Arrendar apoiou até agora 77 projectos, com 12,2 milhões de euros de financiamento. Trata-se de um valor reduzido, sobretudo face aos 50 milhões de euros que estavam disponíveis no programa.

 

Vítor Reis, presidente do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana), explica ao Público que o programa até chegou a esgotar logo no primeiro mês de lançamento. Só que, depois, vários projectos ficaram pelo caminho.

A principal causa para o sucedido é o alojamento local. O programa público financia até 90% do custo das obras, a taxas de juro bonificadas, a quem queira reabilitar prédios para os colocar no mercado de arrendamento de seguida. Só que o arrendamento tem de ser habitacional.

Como o alojamento local está a garantir mais retornos, beneficiando inclusivamente de um empurrão da fiscalidade, os proprietários acabaram por desistir do programa.

Vítor Reis, presidente do IHRU reconhece ao Público que "se não fosse a pressão do alojamento local, teríamos seguramente muitos mais projectos". Apesar disso, o balanço é positivo, diz o responsável, adiantando que as candidaturas já aprovadas vão colocar no mercado 219 habitações.

O arrendamento a turistas é uma modalidade em grande expansão, que está a fazer aumentar os custos do imobiliário nos grandes centros urbanos e a escassear a oferta de casas para arrendar. A situação é controversa, vem gerando críticas e alertas de diversos quadrantes.

Tal como o Negócios já avançou, o Governo está a avaliar o regime fiscal concedido a estes senhorios, que, nalguns casos se revela bem mais favorável do que o arrendamento habitacional.

Fonte: Jornal de Negócios

Subscreva a nossa newsletter

Deixe-nos o seu e-mail para que possamos enviar-lhe informação
sobre as nossas iniciativas e serviços que prestamos

Subscrever

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×