O Turismo de Portugal prevê que os fundos comunitários para o sector turístico nacional possam ultrapassar os 780 milhões de euros nos próximos cinco anos. O montante ficará a depender do número e qualidade das candidaturas apresentadas pelos promotores.

Apesar de resguardar que é difícil ainda antecipar números a esse nível, João Cotrim de Figueiredo explicou aos jornalistas que "no quadro comunitário anterior foram cerca de 780 milhões de euros directamente canalizados [para as empresas] através do Turismo de Portugal". "Estou em crer que esse número deve e tem de ser efectivamente ultrapassado pelo tipo de abordagem" previsto no novo plano estratégico do sector para os próximos cinco anos, o Turismo 2020. Na prática, o que se pretende é "mais e melhor articulação" quanto aos fundos comunitários associados ao sector.

O documento define objectivos e prioridades de investimento para o turismo nacional no que respeita a projectos apoiados por fundos comunitários, procurando aumentar a probabilidade de sucesso a esse nível. "Essa é a nova fasquia mínima", reforçou o presidente do Turismo de Portugal à margem da inauguração da BTL – Feira Internacional de Turismo.

O Turismo 2020 conta com 94 projectos, mas há "abertura" para ouvir novas propostas nesse sentido. Um dos projectos já em marcha diz respeito à promoção externa do país e prevê um encaixe anual de 10 milhões de euros nos próximos dois anos. Cotrim de Figueiredo também opta por atribuir aos empresários o mérito no crescimento de 12,4% alcançado pelo sector do turismo em 2014, considerando que contrariar essa importância dos privados é "um exercício de autoflagelação". Inovação, exigência e consistência são os pilares que pede para o futuro do sector. Os mesmos devem ser duradouros e "imunes aos ciclos políticos", posicionou o presidente do Turismo de Portugal.

Também o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, espera que a nova ronda de fundos comunitários sejam "melhor utilizados" pelo sector que tutela. "Que não seja pela falta do Turismo de Portugal que isso [utilização mais efectiva dos fundos comunitários] não suceda", advertiu no final da conferência de apresentação do Turismo 2020, plano que classifica como "um ponto de partida e não um ponto de chegada".

Fonte: Jornal de Negócios

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×

Inscrições Webinar

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×