O grande impacto da transformação digital provocou mudanças significativas tanto a nível pessoal como profissional. A tecnologia tem trazido melhorias em vários aspetos como a produtividade, agilidade e eficiência nos processos de cada negócio. Tudo isto proporciona às empresas um aumento de resultados e, por conseguinte, um aumento da criação de riqueza.

Existem vários benefícios identificados que advêm desta nova era e que podem proporcionar ao contabilista tornar-se mais produtivo, ágil e eficiente. É possível identificar aspetos tais como:

  • Automatização de tarefas/processos

Cada vez mais as empresas optam por implementar sistemas que realizem tarefas morosas e de pouco valor acrescentado podendo, dessa forma, o contabilista acabar por ganhar tempo para se dedicar a outras tarefas e não ocupar esse tempo com processos que não influenciam a satisfação do cliente.

A automatização proporciona um nível de produtividade maior, o que leva a que automatizar tarefas/processos seja uma das grandes vantagens que a tecnologia tem para oferecer às organizações, sobretudo às que operam na área financeira e especificamente as que trabalham dados contabilísticos, sendo igualmente a base para a transformação digital dos negócios.

  • Utilização de ferramentas e aplicações

A contabilidade nesta denominada era digital dispõe de uma grande variedade de ferramentas e aplicações que contribuem, significativamente, para o aumento de produtividade. Nesse sentido, todas estas aplicações e software têm vindo, tendencialmente, a otimizar o trabalho da contabilidade. Um bom exemplo, passa também pelas soluções de partilha de arquivos na cloud, serviços estes que criam uma eficiência considerável ao nível da organização documental quando partilhada por vários intervenientes. Os sistemas de informação da contabilidade são cada vez mais capazes e integrados pelo que permitem exportar dados trabalhados como análises financeiras e de gestão. Desta forma, partindo da informação histórica da contabilidade é possível obter informação de apoio à gestão e à tomada de decisão de forma cada vez mais ágil e estruturada.

  • Aglomeração de dados

Toda esta aglomeração de dados torna-se imprescindível para suportar tomadas de decisão ao nível da gestão empresarial. Todavia, é importante salientar que a contabilidade na era digital implica mudanças no mindset dos contabilistas e das empresas que trabalham neste setor, obrigando-os, de uma forma rápida e assertiva, a adaptarem-se às mudanças que vão surgindo velozmente.

Com a chegada da designada Contabilidade 3.0, os contabilistas têm múltiplas vantagens como:

  • Rapidez e facilidade de organização dos lançamentos;
  • Produtividade nas operações diárias;
  • Reconciliação automática;
  • Certeza quanto ao rigor dos números;
  • Agilidade na gestão interna do próprio ambiente empresarial;
  • Enorme diferenciação pela qualidade do serviço prestado.

É importante perceber que quando falamos em era digital, estamos a falar numa incorporação de tecnologia na profissão, e não a substituir pessoas por computadores e algoritmos. Na realidade, a era digital não representa uma ameaça, mas sim um universo de oportunidades que se abre aos contabilistas.

Consultora Soraia Campos

Reveal Demo 1 - Custom HTML

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

HeadingAnotherResult
Type a little Text Numbers 5.754.124
Another one More Numbers 34.234.455
Enough We don't think so 4.333.123
Please stop No 78.342.453
Oh my God Ok Stop 6.332.178

Etiam porta sem malesuada magna mollis euismod. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor. Fusce dapibus, tellus ac cursus commodo, tortor mauris condimentum nibh, ut fermentum massa justo sit amet risus.

See another Reveal

×
×

Pedido de Proposta

There is no form with this name or may be the form is unpublished, Please check the form and the url and the form management. ×

Contacto Pedido de Informações

×

Register now


I'm a small Introtext for the Register Module, I can be set in the Backend of the Joomla WS-Register Module.



  or   Login
×